quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tendinite

Tendinite


Hoje vou falar de um problema sério que está prejudicando muitas pessoas, dificultando e até impossibilitando dessas de trabalharem.

O que é tendinite? - Tendinite é o nome comumente utilizado para a inflamação do tendão e de sua bainha. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para micro lesões, macro lesões e ruptura completa do tendão.

POSTURA


O tendão é uma estrutura branca, brilhante, de grande resistência a cargas e que liga o músculo ao osso. Ele transmite a energia e força gerada no músculo até o osso. O conjunto músculo-tendão-osso mais a energia gerada no músculo é que nos faz movimentar as articulações e, portanto nos locomovermos.



Como acontece? - A inflamação pode ocorrer por excesso de força, por movimentos repetitivos, por posições viciosas ou por variações anatômicas do tendão (irrigação, inserção, tendão extranumerário, etc.).



Como em tudo na vida, quando geramos energia liberamos calor. Nos exercícios contraímos e alongamos os músculos gerando energia. Quando nos excedemos nos exercícios, a liberação de calor pode atingir temperaturas de até 45 graus dentro do tendão, levando a morte e degeneração das células causando um processo inflamatório e, portanto uma tendinite. Isto levará a um enfraquecimento gradativo no interior do tendão podendo culminar com sua ruptura completa. Nos estágios iniciais teremos os sintomas do processo inflamatório que nos incomodarão e nos farão diminuir ou interromper as atividades físicas.




As tendinites mais comuns no nosso meio são a do manguito rotador, também denominada síndrome do impacto (ombro):
 


Epicondilite (cotovelo):


A tendinite dos extensores do punho:



A tendinite patelar (joelho):


E a tendinite do Aquiles (tornozelo):


Como tratar? - O tratamento geralmente consiste na diminuição ou retirada da atividade física do local afetado, uso de antiinflamatórios (conforme indicação médica), imobilização e em alguns casos a reparação cirúrgica. Lembrando que para uma grande melhora e recuperação recomenda-se a FISIOTERAPIA que, portanto não deixa de ser uma peça fundamental para o tratamento de tendinites

FISIOTERAPIA

 
No geral os tendões sadios rompem na extremidade presa ao osso. Isso ocorre devido à carga maior do que o conjunto tendão-osso pode suportar. Já o tendão com processo inflamatório, na maioria das vezes crônica, rompe-se no meio e não são necessários grandes esforços para isso ocorrer bastando à subida um pouco mais íngreme de uma ladeira ou um arranque para corrida.

OBS.: Sempre quando for sentar-se preste atenção!



   

 DICAS – “Uma tendinite que perdure por mais de 30 dias, deverá ser investigada com mais rigor, pois o tendão poderá já estar apresentando ruptura de suas fibras e necessitará de um tratamento diferente do dispensado às tendinites”.


Nenhum comentário: